INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NOS PLANOS DE AULA
Publico – alvo : 3º ano do ensino fundamental
Tema da aula
: É hora de aprendermos brincando com os recursos tecnológicos e
confeccionando um bolo
Justificativa
:
Através desta aula vamos propor que através de uma brincadeira eles
passam a identificar o que é uma receita, como se dão suas
misturas, de onde vem seus ingredientes,através do manuseio dos
ingredientes descobrir pesos e suas variações, será uma aula
ministrada em 4 dias pois brincaremos e faremos descobertas de
Historia, Geografia e Ciências, Português, Matemática utilizando
a nosso instrumento a tecnologia.
Objetivos Educacionais : Desenvolver um projeto com objetivo de através da brincadeira e da tecnologia apresentar aos alunos como compõe e como se faz uma receita de bolo, observaremos seus ingredientes quando se misturam o que vai acontecer assim estaremos trabalhando português, arte de confecção e ciências, podemos pesquisar na internet coisas da nossa historia e geografia, esta proposta nos dá varias possibilidades educacionais sem que nos desviemos de nosso currículo escolar, no final o propósito é alcançar uma compreensão múltipla em diversas matérias sem que percebam, com muita interação, poderão perceber como se faz a medição dos pesos e medidas de um determinado produto, vamos nos familiarizar e adquirir muitas informações.
Objetivos Educacionais : Desenvolver um projeto com objetivo de através da brincadeira e da tecnologia apresentar aos alunos como compõe e como se faz uma receita de bolo, observaremos seus ingredientes quando se misturam o que vai acontecer assim estaremos trabalhando português, arte de confecção e ciências, podemos pesquisar na internet coisas da nossa historia e geografia, esta proposta nos dá varias possibilidades educacionais sem que nos desviemos de nosso currículo escolar, no final o propósito é alcançar uma compreensão múltipla em diversas matérias sem que percebam, com muita interação, poderão perceber como se faz a medição dos pesos e medidas de um determinado produto, vamos nos familiarizar e adquirir muitas informações.
Objetivos da
aula
: Familiarizar-se professor, aluno, e grupo escolar no trabalho em
que os alunos serão capazes de compreender as misturas químicas e
seus resultados, poderão aperfeiçoar a elaboração de uma copia
de receita digitadas no computador, entender de onde vem vários
ingredientes , teremos uma aula bem reduzida, clara e bem expostas
com auxilio das merendeiras, não sairemos fora dos parâmetros
curriculares, apenas agruparemos varias matérias em um projeto
levando os alunos a compreender que um assunto nos leva a vários
outros propósitos, cognitivos com conhecimentos e habilidades,
afetivo com a interação dos alunos e a equipe escolar, psicomotor
com o manuseio de matérias e tecnologia e as habilidades que irão
adquirir, levantaremos varias descobertas para ampliar nossos
conhecimentos e sanar algumas curiosidades.
Conteúdo de
ensino
:
1º
Desenvolvimento
Português
- Organização
de um livro de receitas;
Texto para
leitura
: Pegue a lente se precisar, mas leia tudo – sempre !
Bom, nem
preciso comentar que Robustela adora doces, chocolates,
refrigerantes, chicletes, balas, bolachas, pirulitos, etc. Até aí,
tudo bem. O problema foi, numa rotineira saída da escola, Robustela
ter comido várias dessas irresistíveis guloseimas. Problema, sim.
Pois ao chegar em casa Robustela notou diversas pintinhas estranhas
em seu corpo. As pintinhas foram aumentando em números e tamanho.
Aumentando. Ela começou a inchar, a coçar.
Veio o médico :
alergia a algum aditivo químico. Dona Fina, sua mãe, gritou
imediatamente:
_ Quantas
vezes eu já disse pra você parar de comer essas porcarias !!!
Deitada em
seu quarto, inchadíssima, Robustela pensou com seus botões :
_Parar de
comer doce não vai dar mesmo. Que fazer ? ... Já sei! Isso é mais
um caso para a detetive Robustela : descobrir por que os docinhos que
eu tanto adoro me fizeram tanto mal.
Assim que
sarou, saiu à procura de uma pista.
Com uma
gigantesca lente de aumento, Robustela passou a ler todo tipo de
embalagem que encontrava pela frente: balas, chocolates, gelatinas,
sorvetes, ET. Leu atentamente a lista de todos os componentes de cada
produto. Uma parte entendeu numa boa : leite, açúcar, cacau,
baunilha. Mas havia siglas, números e outras informações que
Robustela não conseguia destrinchar. Seria justamente isso que iria
investigar!
Matutou,
matutou. Uma brilhante idéia : procurar a engenheira de alimentos
Maria Lúcia Gali. Foi sua grande salvação : não é que Maria
Lúcia entende mesmo tudo sobre embalagens e guloseimas?! Robustela
intimou:
_ Quero
todas as informações sobre o que consta numa embalagem de produtos
alimentícios para criança. Tudo !
Maria
Lúcia começou a falar e conforme ela falava, falava, Rô anotava em
sua caderneta secreta:
Numa
embalagem devem constar:
-nome do
produto:
-nome e
endereço do fabricante;
-peso do
produto;
-composição
do produto e seus aditivos;
- a sigla
e o número de registro do produto.
Lúcia
esclareceu: “o algo que faz mal. O aditivo ao qual o médico de Rô
se referiu, pode ser um corante artificial. refrigerante, balas,
xaropes de groselha, iogurtes, sorvetes, entre outros produtos, têm
corantes artificiais. E para saber se o que a gente vai comer tem
esse algo, deve-se procurar ler na embalagem os códigos impressos.
Cl, por exemplo, significa corante natural e este não faz mal. Cll
quer dizer corante artificial e aí ...”
O que
Robustela não gostou foi só que Lúcia disse depois: “ o consumo
excessivo de um mesmo corante artificial é perigoso. Por exemplo,
comer o dia inteiro coisas de morango artificial”. “Azar”,
pensou Robustela, “ justo esse aí que é tão divertido: quando a
gente chupa pirulito, come gelatina, toma suco, etc., a língua fica
até colorida... Não vou poder abusar.”
Estudo do
texto.
Que
problema obrigou Robustela a dar uma de detetive ?
Como ela
passou a se comportar, desde então, em relação aos alimentos?
Porque
Robustela precisou de uma lente de aumento?
Pegue uma
caixa de qualquer produto e retire as informações,
Nome do
produto, Nome e endereço do fabricante, Composição do produto e
seus aditivos, Sigla e numero de registro do produto.
Amplie
seu vocabulário pesquise na internet as respostas:
Encontre
no texto as palavras que corresponda a estes significados.
Algo
comum, que não foge à rotina.
Tudo o
que é gostoso de se petiscar.
Grande
como um gigante.
Os
ingredientes que compõem um produto.
Ortografia
Descreva
em seu caderno os antônimos das palavras, indicando-as com i, in ou
im. Atenção à letra r!
Resistível
recuperável
racional
Legal
regular piedoso
Previsível
justo
mortal
Complete
as palavras, separando as que terminam em AL das que terminam em au.
Cac
p
natur
Berimb
pesso
artifici
bacalh
especi
Vamos
organizar um livro de receitas tomando o devido cuidado de verificar
os rótulos, este livro será constituído das receitas prediletas da
mamãe o qual os alunos terão que digitar e depoi1 xícara de chá
de chocolate em pó
Modo de fazer
1-Coloque os
ovos, a farinha, o açúcar e o óleo em uma tigela e mexa bem.
2-Acrescente a
água morna e mexa mais um pouco.
3-acrescente o
fermento e mexa devagar até misturá-lo bem `massa.
4-Coloque a massa
em uma forma untada com manteiga e farinha.
5- Leve ao formo
por cerca de 30 minutos.
2º
Desenvolvimento
Matemática
–
Medindo líquidos , gramas e quilogramas;
Medindo
Líquidos
1-Há diferentes
instrumentos que usamos para medir. Veja alguns e pesquise mais na
internet.
Relógio
analógico Termômetro
Balança de pratos
Fita métrica
Copo graduado
Ampulheta
Qual dos
instrumentos acima você utiliza para medir a quantidade de líquidos
que há numa garrafa? Escreva a resposta em seu caderno.
Você sabe
como se chamam as unidades de medida utilizada para medir líquidos?
Conversem com seus colegas e anote a conclusão no caderno.
2-Apresentaremos
objetos reciclados com várias medidas diferentes para que manuseei;
Percebem a
diferença entre l e ml, onde acham que cabe maior quantidade de
líquido, por quê ?
Agora vamos mudar
um pouco vamos medir,
Gramas e
Quilogramas
Em um açougue
Isabel pede que a balconista pese um quilograma de presunto!
Davi pede 350
gramas de queijo!
1-Quem pediu a
maior quantidade de frios?
2-Você sabe a
diferença entre quilograma e grama? Discuta com os amigos e registre
no caderno a conclusão.
3-Alem do
presunto, Isabel comprou 450 gramas de queijo e 250 gramas de
mortadela. Quantos gramas de frios Isabel comprou no total?
4-Davi
primeiramente pediu 350 gramas de queijo, mas em seguida pediu ao
balconista que completasse 1 quilograma. Quantos gramas de queijo
Davi acrescentou ao seu primeiro pedido?
pesos
|
pesos
|
medidas
|
medidas
|
1
quilograma
|
1000
gramas
|
1
litro
|
1000
mililitros
|
1
kg
|
1000
g
|
1
l
|
1000
ml
|
Para fazermos a
soma temos que transformar pesos e medidas na mesma unidade.
Com a ajuda do
papai e mamãe.
Para casa,
vamos somar e subtrair:
1
l + 350 ml =
|
3
l + 250 ml + 150 ml =
|
250
ml + 2 l -200 ml =
|
5
l + 450 ml + 2 l =
|
8kg
+ 350 g =
|
4
kg + 500 g + 250 g =
|
7
kg – 450 g =
|
6
kg + 270 g + 360 g =
|
9
kg – 380g – 120 g =
|
8l
– 5 l =
|
4kg
– 2 kg =
|
4
l + 500 ml =
|
3º
Desenvolvimento
Artes –
confecção do bolo;
Com o auxílio da
merendeira da escola vamos confeccionar alguns bolos ( chocolate,
laranja, fubá ) para que as crianças mesmo façam as medidas dos
ingredientes para melhor fixação dos pesos e medidas estudados em
sala, e para a observação da transformação dos ingrediente e a
sua reação química que vamos estudar agora em ciências em quanto
nosso bolo fica assando.
Ciências
–
transformações nos materiais e algumas reações químicas;
Para ler e
pensar
A região
onde a água é captada para abastecimento é protegida pro lei
contra a poluição. Dessa forma, não são permitidos fábricas,
granjas, mineração, matadouros, hortas, currais e moradias próximos
à represa e aos rios que a formam.
Existem
regiões onde não há captação de água para tratamento. O consumo
da água é feito diretamente dos rios e de outras fontes. Nesses
lugares, os cuidados devem ser ainda maiores. É preciso observar se
existem fontes de poluição ou de contaminação das águas.
Nos casos em que
se usa como solução a construção de cisterna e fossa, elas devem
ser feitas bem distante uma da outra. Em terrenos irregulares, a
fossa nunca deve ser feita acima da cisterna. Como o solo é
permeável, a possibilidade de a água da fossa, suja por fezes e
urina, contaminar a água da cisterna é bem maior. É sempre bom
informar-se antes de construí-las. Os postos de saúde costumam ter
pessoas habilitadas para dar melhor orientação a esse respeito.
Para trocar
idéias
O ser humano
retira da terra o seu alimento; os materiais transformam-se dando
origem a outros materiais diferentes através da reações químicas.
A combinação de
uma receita tem uma reação química, com o crescimento do bolo.
Como ficou a
massa depois de pronta? Qual é o cheiro? Depois de sair do forno
como esta a massa ? E o cheiro se transformou?
Vamos saborear a
receita e depois montar uma estória em quadrinho de como foi nossa
aula.
Para ampliar
nossos conhecimentos .
Tudo se
transforma, observe em casa o que acontece se colocarmos água no
congelador, e se tirarmos um forminha de gelo e deixarmos fora da
geladeira, o que vai acontecer?
Pesquise os tipos
de transformações e traga na próxima aula.
Temos varias
transformações:
Transformação
Reversíveis
, que são aquelas em que a mudança pode ser desfeita. A mudança de
estado físico da água é um exemplo de transformação reversível:
o gelo, quando é retirado do congelador, derrete e se transforma em
água líquida. Basta, porém, colocar o recipiente com água de
volta ao congelador, para que a água volte a se transformar em gelo.
Em lugares muito
frio, a água da chuva pode congelar-se sobre as plantas, formando
pedaços de gelo. Com o calor , o gelo derreterá, transformando-se
em água líquida.
Transformação
irreversíveis,
que são aquelas em que o material original, depois de transformado,
jamais voltará a ser o que era. É impossível recuperá-lo.
Materiais que
passa pelo processo de combustão, de ferrugem ou de decomposição
são exemplos de materiais que passam por transformação
irreversíveis. Nosso bolo esta mistura é irreversível.
Os ovos, o leite,
a farinha, o fermento, o açúcar e os demais ingredientes foram
misturados e a massa foi levada ao formo. Essa massa sofreu uma
transformação irreversível. Formando o bolo.
“ estamos
sempre observando fenômenos físicos e químicos ao nosso redor.
A chuva, o
cozimento de um alimento, uma roupa secando ao sol etc. Por que esse
fenômenos acontecem?
Que explicação
cientifica podemos dar a eles?
A Química é o
ramo da ciência que estuda os materiais e suas transformações. Por
isso, ela está ao nosso redor .
4º
Desenvolvimento
História
– A agricultura brasileira;
O Brasil é um
dos maiores produtores de alimentos do mundo. Nos campos do Brasil
existem cultivos de cana-de-açúcar, soja, milho, mandioca, arroz,
feijão, café, laranja e de muitos outros produtos. Mesmo assim,
muita gente passa fome na Brasil.
Nosso pais possui
muita terra que pertencem a poucas empresas ou pessoas, a maioria das
pessoas que trabalham no campo não tem terras.
As grandes
propriedades brasileiras produz para abastecer outros países,
cultivando cana-de-açúcar, soja ou café chamada de monocultura.
Existem também pequenos agricultores que fornecem alimentos para boa
parte dos brasileiros, cultivando frutas, verduras, grãos, etc.
Um dos principais
alimentos da agricultura é o açúcar, usado em muitos pratos e
doces.
Cana -de
açúcar : uma planta valiosa
Quando os
portugueses chegaram, a cana- de-açúcar não existia no Brasil.
Eles a trouxeram para cá e tiveram bons resultados : a planta se
adaptou muito bem nestas terras.
A origem da
cana-de-açúcar é desconhecida. Sabe-se que por volta de 3 mil anos
atrás ela já era cultivada na Índia e na China.
Muito tempo
depois, comerciantes levaram para a Europa o açúcar feito da cana.
Esse doce sabor conquistou os europeus.
Na Europa, o
açúcar tornou-se muito valioso e caro. As pessoas ricas o usavam
para adoçar chás e outras bebidas, preparar doces bolos e até
mesmo para temperar carnes e peixes.
Foi para
abastecer a Europa de açúcar que os portugueses resolveram
produzi-lo no Brasil. Em pouco tempo eles estavam ganhando muito
dinheiro com isso.
O local de
produção do açúcar
O nome da fazenda
em que se produzia açúcar era engenho. O primeiro deles foi
instalado na vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo. Mas
foi no Nordeste, sobretudo nas áreas litorâneas dos atuais estado
de Pernambuco, Alagoas, e Bahia, que os engenhos mais se
desenvolveram.
Os engenhos era
construídos próximos ao litoral para facilitar o transporte do
açúcar para a Europa
Havia dois tipos
principais de engenho. No primeiro, chamado engenho real, a moenda
que extraia o caldo para a preparação do açúcar era movida pela
força da água dos rios. No segundo tipo, a moenda era movida por
bois, cavalos e, até mesmo, por escravos.
Atividade para
pesquisa usando novos métodos tecnológicos.
1-Cite três
estados brasileiros onde a cana-de-açúcar é produzida?
2-Em que estado a
produção de cana-de-açúcar é maior ?
3-Quando os
portugueses começaram a dominar o Brasil, que região se tornou a
principal produtora de cana-de-açúcar ?
Geografia .
Vamos pesquisar e ampliar nossos conhecimentos
Acredita-se
que a elaboração de bolos existia desde o Egito Antigo na forma de
pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras, passa. Os antigos
gregos e romanos fizeram aperfeiçoamentos. A real diferença entre
pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A
denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas
a lua, a cone.
O primeiro
bolo de andares, teria sido feito para o casamento de Catarina de
Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568na Alemanha, no
casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena ( França ), o
bolo tinha mais de 3 metros de altura e dele saiu Fernando da
Austrália. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve
muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.
As velas
usadas nos bolos de aniversário são originadas da Grécia Antiga,
das Festas de Ártemis no dia 6 de cada mês do Calendário egípcio.
Evocavam rituais mágicos para fazer pedidos.
Procedimentos
de ensino
: Socioindividualizado, aulas expositivas com discussões, Estudo
dirigido, pesquisas em internet, Trabalho de projeto em equipe,
estudo do caso, visualização de figuras, ampliação de
conhecimentos com as novas tecnologias.
Recursos do
Ensino
: audiovisuais como filme do caminho dos alimentos, visuais como
quadro de giz para apresentação da matéria, cartazes e gravuras
para melhor entender os assuntos, mural didático, retroprojetor e
internet para apresentação História e Ciências e geografia,
livros de receitas digitadas pelos alunos para desenvolvimento.
Avaliação :
Nossa avaliação será feita através de um testes único
englobando perguntas de múltipla escolha das matérias dadas para
análise e pesquisas como foi o aproveitamento do grupo e algumas
alternativas de soma e subtração para avaliação da matemática
dos alunos aproveitando para observar se estamos necessitando de
melhoria em algum ponto, pois este projeto é bem interativo e
extenso com bastante pontos curiosos para levantamento de opiniões e
sugestões não necessitando de que o aluno o decore.
Referencias
biográficas:
ALFABETIZAÇÃO,
Coleção ponto de partida. São Paulo, Sarandi, 2005 págs 102-105.
CAMPOS, Maria
Tereza Rangel Arruda. Projeto Pitanguá, Português, São Paulo,
Moderna, 2005. Págs 47-51.
CRUZ, José
Luiz Carvalho. Projeto Pitanguá Ciências, São Paulo, Moderna,
2005. Págs 24-26.
GODOY,
Anterita Criatina de Souza ( org. ). Didática. Campinas: Alínea,
2009 págs. 35-137,
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/E.V.A.
PNLD- Programa
Nacional do Livro Didático- SP( org. ), Moderna, 2003, Matemática,
págs 107-108 e 125-127.
PNLD –
Programa Nacional do Livro Didático-SP ( org. ), Moderna, 2004, págs
32-36.
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