sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Projeto tecnologia em sala


INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NOS PLANOS DE AULA

Publico – alvo : 3º ano do ensino fundamental

Tema da aula : É hora de aprendermos brincando com os recursos tecnológicos e confeccionando um bolo
Justificativa : Através desta aula vamos propor que através de uma brincadeira eles passam a identificar o que é uma receita, como se dão suas misturas, de onde vem seus ingredientes,através do manuseio dos ingredientes descobrir pesos e suas variações, será uma aula ministrada em 4 dias pois brincaremos e faremos descobertas de Historia, Geografia e Ciências, Português, Matemática utilizando a nosso instrumento a tecnologia. 
Objetivos Educacionais : Desenvolver um projeto com objetivo de através da brincadeira e da tecnologia apresentar aos alunos como compõe e como se faz uma receita de bolo, observaremos seus ingredientes quando se misturam o que vai acontecer assim estaremos trabalhando português, arte de confecção e ciências, podemos pesquisar na internet coisas da nossa historia e geografia, esta proposta nos dá varias possibilidades educacionais sem que nos desviemos de nosso currículo escolar, no final o propósito é alcançar uma compreensão múltipla em diversas matérias sem que percebam, com muita interação, poderão perceber como se faz a medição dos pesos e medidas de um determinado produto, vamos nos familiarizar e adquirir muitas informações.
Objetivos da aula : Familiarizar-se professor, aluno, e grupo escolar no trabalho em que os alunos serão capazes de compreender as misturas químicas e seus resultados, poderão aperfeiçoar a elaboração de uma copia de receita digitadas no computador, entender de onde vem vários ingredientes , teremos uma aula bem reduzida, clara e bem expostas com auxilio das merendeiras, não sairemos fora dos parâmetros curriculares, apenas agruparemos varias matérias em um projeto levando os alunos a compreender que um assunto nos leva a vários outros propósitos, cognitivos com conhecimentos e habilidades, afetivo com a interação dos alunos e a equipe escolar, psicomotor com o manuseio de matérias e tecnologia e as habilidades que irão adquirir, levantaremos varias descobertas para ampliar nossos conhecimentos e sanar algumas curiosidades.
Conteúdo de ensino :
1º Desenvolvimento
Português - Organização de um livro de receitas;
Texto para leitura : Pegue a lente se precisar, mas leia tudo – sempre !
Bom, nem preciso comentar que Robustela adora doces, chocolates, refrigerantes, chicletes, balas, bolachas, pirulitos, etc. Até aí, tudo bem. O problema foi, numa rotineira saída da escola, Robustela ter comido várias dessas irresistíveis guloseimas. Problema, sim. Pois ao chegar em casa Robustela notou diversas pintinhas estranhas em seu corpo. As pintinhas foram aumentando em números e tamanho. Aumentando. Ela começou a inchar, a coçar.
Veio o médico : alergia a algum aditivo químico. Dona Fina, sua mãe, gritou imediatamente:
_ Quantas vezes eu já disse pra você parar de comer essas porcarias !!!
Deitada em seu quarto, inchadíssima, Robustela pensou com seus botões :
_Parar de comer doce não vai dar mesmo. Que fazer ? ... Já sei! Isso é mais um caso para a detetive Robustela : descobrir por que os docinhos que eu tanto adoro me fizeram tanto mal.
Assim que sarou, saiu à procura de uma pista.
Com uma gigantesca lente de aumento, Robustela passou a ler todo tipo de embalagem que encontrava pela frente: balas, chocolates, gelatinas, sorvetes, ET. Leu atentamente a lista de todos os componentes de cada produto. Uma parte entendeu numa boa : leite, açúcar, cacau, baunilha. Mas havia siglas, números e outras informações que Robustela não conseguia destrinchar. Seria justamente isso que iria investigar!
Matutou, matutou. Uma brilhante idéia : procurar a engenheira de alimentos Maria Lúcia Gali. Foi sua grande salvação : não é que Maria Lúcia entende mesmo tudo sobre embalagens e guloseimas?! Robustela intimou:
_ Quero todas as informações sobre o que consta numa embalagem de produtos alimentícios para criança. Tudo !
Maria Lúcia começou a falar e conforme ela falava, falava, Rô anotava em sua caderneta secreta:
Numa embalagem devem constar:
-nome do produto:
-nome e endereço do fabricante;
-peso do produto;
-composição do produto e seus aditivos;
- a sigla e o número de registro do produto.
Lúcia esclareceu: “o algo que faz mal. O aditivo ao qual o médico de Rô se referiu, pode ser um corante artificial. refrigerante, balas, xaropes de groselha, iogurtes, sorvetes, entre outros produtos, têm corantes artificiais. E para saber se o que a gente vai comer tem esse algo, deve-se procurar ler na embalagem os códigos impressos. Cl, por exemplo, significa corante natural e este não faz mal. Cll quer dizer corante artificial e aí ...”
O que Robustela não gostou foi só que Lúcia disse depois: “ o consumo excessivo de um mesmo corante artificial é perigoso. Por exemplo, comer o dia inteiro coisas de morango artificial”. “Azar”, pensou Robustela, “ justo esse aí que é tão divertido: quando a gente chupa pirulito, come gelatina, toma suco, etc., a língua fica até colorida... Não vou poder abusar.”
Estudo do texto.
Que problema obrigou Robustela a dar uma de detetive ?
Como ela passou a se comportar, desde então, em relação aos alimentos?
Porque Robustela precisou de uma lente de aumento?
Pegue uma caixa de qualquer produto e retire as informações,
Nome do produto, Nome e endereço do fabricante, Composição do produto e seus aditivos, Sigla e numero de registro do produto.
Amplie seu vocabulário pesquise na internet as respostas:
Encontre no texto as palavras que corresponda a estes significados.
Algo comum, que não foge à rotina.
Tudo o que é gostoso de se petiscar.
Grande como um gigante.
Os ingredientes que compõem um produto.
Ortografia
Descreva em seu caderno os antônimos das palavras, indicando-as com i, in ou im. Atenção à letra r!
Resistível recuperável racional
Legal regular piedoso
Previsível justo mortal

Complete as palavras, separando as que terminam em AL das que terminam em au.
Cac p natur
Berimb pesso artifici
bacalh especi
Vamos organizar um livro de receitas tomando o devido cuidado de verificar os rótulos, este livro será constituído das receitas prediletas da mamãe o qual os alunos terão que digitar e depoi1 xícara de chá de chocolate em pó
Modo de fazer
1-Coloque os ovos, a farinha, o açúcar e o óleo em uma tigela e mexa bem.
2-Acrescente a água morna e mexa mais um pouco.
3-acrescente o fermento e mexa devagar até misturá-lo bem `massa.
4-Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha.
5- Leve ao formo por cerca de 30 minutos.

2º Desenvolvimento
Matemática – Medindo líquidos , gramas e quilogramas;

Medindo Líquidos
1-Há diferentes instrumentos que usamos para medir. Veja alguns e pesquise mais na internet.
Relógio analógico Termômetro Balança de pratos
Fita métrica Copo graduado Ampulheta
Qual dos instrumentos acima você utiliza para medir a quantidade de líquidos que há numa garrafa? Escreva a resposta em seu caderno.
Você sabe como se chamam as unidades de medida utilizada para medir líquidos? Conversem com seus colegas e anote a conclusão no caderno.
2-Apresentaremos objetos reciclados com várias medidas diferentes para que manuseei;
Percebem a diferença entre l e ml, onde acham que cabe maior quantidade de líquido, por quê ?
Agora vamos mudar um pouco vamos medir,

Gramas e Quilogramas
Em um açougue Isabel pede que a balconista pese um quilograma de presunto!
Davi pede 350 gramas de queijo!
1-Quem pediu a maior quantidade de frios?
2-Você sabe a diferença entre quilograma e grama? Discuta com os amigos e registre no caderno a conclusão.
3-Alem do presunto, Isabel comprou 450 gramas de queijo e 250 gramas de mortadela. Quantos gramas de frios Isabel comprou no total?
4-Davi primeiramente pediu 350 gramas de queijo, mas em seguida pediu ao balconista que completasse 1 quilograma. Quantos gramas de queijo Davi acrescentou ao seu primeiro pedido?

pesos
pesos
medidas
medidas
1 quilograma
1000 gramas
1 litro
1000 mililitros
1 kg
1000 g
1 l
1000 ml

Para fazermos a soma temos que transformar pesos e medidas na mesma unidade.
Com a ajuda do papai e mamãe.
Para casa, vamos somar e subtrair:
1 l + 350 ml =
3 l + 250 ml + 150 ml =
250 ml + 2 l -200 ml =
5 l + 450 ml + 2 l =
8kg + 350 g =
4 kg + 500 g + 250 g =
7 kg – 450 g =
6 kg + 270 g + 360 g =
9 kg – 380g – 120 g =
8l – 5 l =
4kg – 2 kg =
4 l + 500 ml =

3º Desenvolvimento
Artes – confecção do bolo;
Com o auxílio da merendeira da escola vamos confeccionar alguns bolos ( chocolate, laranja, fubá ) para que as crianças mesmo façam as medidas dos ingredientes para melhor fixação dos pesos e medidas estudados em sala, e para a observação da transformação dos ingrediente e a sua reação química que vamos estudar agora em ciências em quanto nosso bolo fica assando.

Ciências – transformações nos materiais e algumas reações químicas;
Para ler e pensar
A região onde a água é captada para abastecimento é protegida pro lei contra a poluição. Dessa forma, não são permitidos fábricas, granjas, mineração, matadouros, hortas, currais e moradias próximos à represa e aos rios que a formam.
Existem regiões onde não há captação de água para tratamento. O consumo da água é feito diretamente dos rios e de outras fontes. Nesses lugares, os cuidados devem ser ainda maiores. É preciso observar se existem fontes de poluição ou de contaminação das águas.
Nos casos em que se usa como solução a construção de cisterna e fossa, elas devem ser feitas bem distante uma da outra. Em terrenos irregulares, a fossa nunca deve ser feita acima da cisterna. Como o solo é permeável, a possibilidade de a água da fossa, suja por fezes e urina, contaminar a água da cisterna é bem maior. É sempre bom informar-se antes de construí-las. Os postos de saúde costumam ter pessoas habilitadas para dar melhor orientação a esse respeito.
Para trocar idéias
O ser humano retira da terra o seu alimento; os materiais transformam-se dando origem a outros materiais diferentes através da reações químicas.
A combinação de uma receita tem uma reação química, com o crescimento do bolo.
Como ficou a massa depois de pronta? Qual é o cheiro? Depois de sair do forno como esta a massa ? E o cheiro se transformou?
Vamos saborear a receita e depois montar uma estória em quadrinho de como foi nossa aula.
Para ampliar nossos conhecimentos .
Tudo se transforma, observe em casa o que acontece se colocarmos água no congelador, e se tirarmos um forminha de gelo e deixarmos fora da geladeira, o que vai acontecer?
Pesquise os tipos de transformações e traga na próxima aula.
Temos varias transformações:
Transformação Reversíveis , que são aquelas em que a mudança pode ser desfeita. A mudança de estado físico da água é um exemplo de transformação reversível: o gelo, quando é retirado do congelador, derrete e se transforma em água líquida. Basta, porém, colocar o recipiente com água de volta ao congelador, para que a água volte a se transformar em gelo.
Em lugares muito frio, a água da chuva pode congelar-se sobre as plantas, formando pedaços de gelo. Com o calor , o gelo derreterá, transformando-se em água líquida.
Transformação irreversíveis, que são aquelas em que o material original, depois de transformado, jamais voltará a ser o que era. É impossível recuperá-lo.
Materiais que passa pelo processo de combustão, de ferrugem ou de decomposição são exemplos de materiais que passam por transformação irreversíveis. Nosso bolo esta mistura é irreversível.
Os ovos, o leite, a farinha, o fermento, o açúcar e os demais ingredientes foram misturados e a massa foi levada ao formo. Essa massa sofreu uma transformação irreversível. Formando o bolo.
estamos sempre observando fenômenos físicos e químicos ao nosso redor.
A chuva, o cozimento de um alimento, uma roupa secando ao sol etc. Por que esse fenômenos acontecem?
Que explicação cientifica podemos dar a eles?
A Química é o ramo da ciência que estuda os materiais e suas transformações. Por isso, ela está ao nosso redor .

4º Desenvolvimento
História – A agricultura brasileira;
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Nos campos do Brasil existem cultivos de cana-de-açúcar, soja, milho, mandioca, arroz, feijão, café, laranja e de muitos outros produtos. Mesmo assim, muita gente passa fome na Brasil.
Nosso pais possui muita terra que pertencem a poucas empresas ou pessoas, a maioria das pessoas que trabalham no campo não tem terras.
As grandes propriedades brasileiras produz para abastecer outros países, cultivando cana-de-açúcar, soja ou café chamada de monocultura. Existem também pequenos agricultores que fornecem alimentos para boa parte dos brasileiros, cultivando frutas, verduras, grãos, etc.
Um dos principais alimentos da agricultura é o açúcar, usado em muitos pratos e doces.
Cana -de açúcar : uma planta valiosa
Quando os portugueses chegaram, a cana- de-açúcar não existia no Brasil. Eles a trouxeram para cá e tiveram bons resultados : a planta se adaptou muito bem nestas terras.
A origem da cana-de-açúcar é desconhecida. Sabe-se que por volta de 3 mil anos atrás ela já era cultivada na Índia e na China.
Muito tempo depois, comerciantes levaram para a Europa o açúcar feito da cana. Esse doce sabor conquistou os europeus.
Na Europa, o açúcar tornou-se muito valioso e caro. As pessoas ricas o usavam para adoçar chás e outras bebidas, preparar doces bolos e até mesmo para temperar carnes e peixes.
Foi para abastecer a Europa de açúcar que os portugueses resolveram produzi-lo no Brasil. Em pouco tempo eles estavam ganhando muito dinheiro com isso.
O local de produção do açúcar
O nome da fazenda em que se produzia açúcar era engenho. O primeiro deles foi instalado na vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo. Mas foi no Nordeste, sobretudo nas áreas litorâneas dos atuais estado de Pernambuco, Alagoas, e Bahia, que os engenhos mais se desenvolveram.
Os engenhos era construídos próximos ao litoral para facilitar o transporte do açúcar para a Europa
Havia dois tipos principais de engenho. No primeiro, chamado engenho real, a moenda que extraia o caldo para a preparação do açúcar era movida pela força da água dos rios. No segundo tipo, a moenda era movida por bois, cavalos e, até mesmo, por escravos.
Atividade para pesquisa usando novos métodos tecnológicos.
1-Cite três estados brasileiros onde a cana-de-açúcar é produzida?
2-Em que estado a produção de cana-de-açúcar é maior ?
3-Quando os portugueses começaram a dominar o Brasil, que região se tornou a principal produtora de cana-de-açúcar ?
Geografia . Vamos pesquisar e ampliar nossos conhecimentos
Acredita-se que a elaboração de bolos existia desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras, passa. Os antigos gregos e romanos fizeram aperfeiçoamentos. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas a lua, a cone.
O primeiro bolo de andares, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena ( França ), o bolo tinha mais de 3 metros de altura e dele saiu Fernando da Austrália. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.
As velas usadas nos bolos de aniversário são originadas da Grécia Antiga, das Festas de Ártemis no dia 6 de cada mês do Calendário egípcio. Evocavam rituais mágicos para fazer pedidos.

Procedimentos de ensino : Socioindividualizado, aulas expositivas com discussões, Estudo dirigido, pesquisas em internet, Trabalho de projeto em equipe, estudo do caso, visualização de figuras, ampliação de conhecimentos com as novas tecnologias.
Recursos do Ensino : audiovisuais como filme do caminho dos alimentos, visuais como quadro de giz para apresentação da matéria, cartazes e gravuras para melhor entender os assuntos, mural didático, retroprojetor e internet para apresentação História e Ciências e geografia, livros de receitas digitadas pelos alunos para desenvolvimento.
Avaliação : Nossa avaliação será feita através de um testes único englobando perguntas de múltipla escolha das matérias dadas para análise e pesquisas como foi o aproveitamento do grupo e algumas alternativas de soma e subtração para avaliação da matemática dos alunos aproveitando para observar se estamos necessitando de melhoria em algum ponto, pois este projeto é bem interativo e extenso com bastante pontos curiosos para levantamento de opiniões e sugestões não necessitando de que o aluno o decore.
Referencias biográficas:
ALFABETIZAÇÃO, Coleção ponto de partida. São Paulo, Sarandi, 2005 págs 102-105.
CAMPOS, Maria Tereza Rangel Arruda. Projeto Pitanguá, Português, São Paulo, Moderna, 2005. Págs 47-51.
CRUZ, José Luiz Carvalho. Projeto Pitanguá Ciências, São Paulo, Moderna, 2005. Págs 24-26.
GODOY, Anterita Criatina de Souza ( org. ). Didática. Campinas: Alínea, 2009 págs. 35-137,
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/E.V.A.
PNLD- Programa Nacional do Livro Didático- SP( org. ), Moderna, 2003, Matemática, págs 107-108 e 125-127.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático-SP ( org. ), Moderna, 2004, págs 32-36.



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