quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Descobrindo os substantivos e adjetivos






Barretos
11/2011

Titulo       Tudo tem um nome
Publico alvo   3º ano
Conteúdo   Substantivos próprio e comum, masculino e feminino, singular e plural, aumentativo e diminutivo e coletivo.
Duração   3 dias
Objetivos    Compreender a importância do emprego do substantivo, masculino e feminino, motivar o aluno a elaborar texto, utilizando-se dos valores dos substantivo, buscar maneiras novas de se relacionar com a arte e a escrita e significado das palavras. Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações .
Procedimentos
     Substantivos próprios- comuns
      Leia estas palavras :
   
 Telefone               menino          jacaré              cidade
      Para dar nome as pessoas, animais, objetos e lugares, nós usamos palavras. Observe:
      A palavra menino indica nome de pessoa; jacaré indica nome de animais; telefone indica nome de objetos; cidade indica nome de lugar.
      Essas palavras chamam- se substantivos, é a palavra que dá nome a pessoas, animais, objetos ou lugares são chamados de substantivos comum.
      Menino, jacaré, telefone, cidade são substantivos comuns. Agora observe:
                      
                                                                
Luís                                     Valente                                  Recife
      Luís é um nome próprio de pessoa, Valente  é um nome próprio de animal, e Recife um nome próprio de cidade.
      Os nomes próprios de pessoas, cidades, ruas, avenidas, países, animais, escola são chamados de substantivos próprios.
      Os substantivos próprios são sempre escritos com letra inicial maiúscula.
       1) Leia com muita atenção e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:
b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:
c) substantivos que nomeiam seres humanos:
d) substantivos que designam seres imaginários:
e) substantivos que nomeiam sentimentos:
f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:
h) substantivos que designam ações:

       2) Transcreva do exercício anterior:
a) dois substantivos próprios:
b) dois substantivos comuns:

      3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

Singular – plural
      Os substantivos podem estar no masculino ou no feminino, Pato é um substantivo masculino antes dele usamos o, os, um, uns, 
              
             O pato –                    os patos    
              um pato –                 uns patos.
      Pata é um substantivo feminino, antes dele usamos a, as, uma, umas :
      A pata – as patas     uma pata – umas patas.
     Observe alguns substantivos masculinos e o seu feminino e complete onde estiver faltando:
anão  Anã                ator     atriz                         autor   autora
Avô                          barão                                   bode
Boi                           cavalo                                 cão
Carneiro                   cavaleiro                            compadre
Conde                      duque                                  embaixador
Genro                       juiz                                      ladrão
Leão                         macho                                 padrasto   
Pai                            rei                                        zangão
      Os substantivos podem estar no singular ou no plural o carro ou um carro no singular, os carros ou uns carros no plural.
      O singular indica um só elemento; já o plural indica mais de um elemento.
      Geralmente acrescenta – se um s no final das palavras para formar o plural.
      Faça isso com as palavras.
Sapato – os sapatos                     bola – bolas                        
O professor                                  a mulher
A colher                                       o lar
A cruz                                      o rapaz
O nariz                                     a luz
O jornal                                    o anel
O farol                                      o anzol    
O homem                                 a viagem
O bombom                              a nuvem
O melão                                   o pião
o gavião                                   a lição
o pão                                       o alemão
o capitão                                  o escrivão
a mão                                       a benção
o cristão                                   o irmão      
     Repita as palavras a cima  colocando no plural.

      Normal – pequeno – grande
       As pessoas, os animais e as coisas podem variar de tamanho. Veja:
                    
                Rato                            ratinho                    ratão
       As variações de tamanho que os substantivos indicam dá-se o nome de grau.
        Comparando as três figuras acima podemos dizer que:
       O substantivo rato indica um tamanho normal, o ratinho indica o tamanho pequeno e esta no grau diminutivo,  o substantivo ratão indica o tamanho grande e este esta no grau aumentativo.
      Aprenda alguns aumentativos e diminutivos.
Normal             aumentativo           diminutivo
Nariz                narigão                   narizinho
Pé                     pezão                      pezinho  
Cão                  canzarrão                cãozinho
Menina             meninão                 menininha
Casa                  casarão                  casinha
Muro                 muralha                    murinho
Cadeira             cadeirão                    cadeirinha
Copo                 copão                        copinho
Rapaz                rapagão                     rapazinho
Boca                  bocão                        boquinha 

Em grupo     

           Observe o desenho      

                           
               Flor                                ramalhete
        A palavra ramalhete indica muitas flores juntas, e isso é um substantivo coletivo.
        É uma palavra que no singular indica um conjunto de vários elementos da mesma espécie.
        Veja alguns coletivos.

Alcatéia – lobos                    Banda – músicos
Alfabeto – letras                    Bando – pássaros
Biblioteca – livros                 Nuvem – inseto
Boiada – bois                        Penca – bananas
Bosque – arvores                   Pilha – tijolos
Cardume – peixes                  Pomar – arvores frutíferas
Classe – alunos                      Constelação – estrelas
Rebanho – ovelhas, cabras    Discoteca – discos
Resma – papeis                     Enxame – abelhas
Esquadra – navios                  Exercito – soldados
Ninhada – pintos                    Réstia – alhos, cebolas
Time – jogadores                   Tribo – índios

Reforço
 1 – Copie apenas os substantivos comuns.
Maria – Pedro – bandeira – Piauí – balão – Rita – carro – Lulu – São Paulo – fivela – caneta – Rafael
 2 – Escreva dois substantivos próprios para pessoas e dois para animais.
3 – Passe para o feminino e plural:
Irmão, genro, galo, cachorro, homem, empregado, escultor, ator
4 – Dê o plural:
Papel, jornal, trem, cantor, pastel, hospital, folhagem, flor, anel, dedal
5 – Dê o aumentativo e o diminutivo de , casa, pé, homem, gato, filho.
6 – Forme frases com os coletivos:
Alfabeto, biblioteca, ninhada, classe, bosque.

Jogo

Baú das Palavras
Material necessário
      Fichas escritas com substantivos
      No verso das fichas estará escrito qual a classificação do substantivo( próprio, comum, simples, composto, coletivo, plural, singular, aumentativo, diminutivo)
Procedimento
      Os alunos confeccionarão as fichas depois iniciarão o jogo.
      A classe será dividida em grupos pequenos.
       Um de cada vez retira uma ficha e diz a classificação da mesma, confere no verso se sua resposta está correta.
       Assim estarão estudado e reforçando o assunto de uma forma lúdica.


Recursos utilizados  Será utilizado quadro negro, giz, gravuras, jogos lúdicos.
Avaliação  A avaliação será feita com analises aos entendimentos , as resoluções dos exercícios propostos e o jogo do Baú das palavras.

Segundo plano de aula Adjetivo

Titulo       Tudo tem uma característica
Publico alvo   3º ano
Conteúdo   Características dos substantivos próprio e comum sinônimos e antônimos.
Duração   2 dias
Objetivos   Levar o aluno a compreender que todo substantivo tem uma característica específica e isso de dá o nome de adjetivo podendo ser também um antônimo ou sinônimo auxiliando assim na ampliação de seus vocabulário e entendimento de suas leituras.

Procedimento
Características 
Leia a frase:
      Carolina é uma menina bonita, alegre, esperta e inteligente.
      As palavras bonita, alegre, esperta e inteligente são adjetivos, e acompanham o substantivo nos informando como ele é.
      Adjetivo é a palavra que dá características ao substantivo.
Treinando
1 – Dê uma característica para cada desenho: 
                         
2 – Passe as frases para o feminino e circule os adjetivos:
A – O menino é inteligente.
B – O papai é gordo
C – Meu irmão é alto e medroso.
D – O macaco é manso e engraçado.
E – Aquele rapaz é corajoso.
F – O cão é perigoso.
3 – Sublinhe os adjetivos:
A casa grande da fazenda é branca.
Silvinha ganhou um cavalo preto e uma vaca malhada.
A chova grossa molhou a cara pintada de palhaço.
Há homens bons e homens maus.

Quase iguais - sinônimo
Observe a frase:
                                
Que sorvete gostoso!                            Ele está delicioso!
      As palavras gostoso e delicioso tem o significado parecido, isto é, querem dizer quase a mesma coisa, são sinônimos, palavras com sentidos semelhantes.
      Veja algumas palavras e os seus sinônimos:
Bonito = belo, lindo                          estudioso = aplicado
Gozado = engraçado                         morar = residir
Distante = longe                                 repousar = descansar
Perfumado – cheiroso                        desaparecer = sumir

Contrario – antônimo
        Observe a frase:
                   
       O cachorro está perto da casa e a arvore  e esta longe.
       A palavra perto e longe tem significados contrários.são antônimos, palavras que tem significados opostos ou contrario.
       Veja algumas palavras e seus antônimos.
Rico  - pobre                               alegria – tristeza
Largo – estreito                            corajoso – medroso
Verdade – mentira                        difícil – fácil
Atrasado – adiantado                   forte – fraco
Feliz – infeliz                               noite – dia
Honesto – desonesto                    bom – mau
Vender – comprar                        felicidade – infelicidade
Gordo – magro                             obediente – desobediente

Reforçando  
      1 – Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
A – Minha casa fica distante da praia.
B – Luciano é um menino estudioso.
C – Aquele menino é muito valente.
D – A tartaruga é lenta.
E – O palhaço é engraçado.
D – O mar está calmo.
       2 – Relacione os sinônimos.
Estudioso                                           subir
Distante                                             corajoso
Perturbado                                         ruído
Valente                                              cheiroso
Barulho                                              longe
Trepar                                                aplicado
        3 – Relacione as palavras que tem sentido contrario, antônimos.
Difícil                                                   desobediente
Noite                                                    infelicidade
Bom                                                     desonesto
Felicidade                                            dia
Honesto                                                mau
Obediente                                            fácil
      4 – Dê o antônimo de:
Feio, forte, atrasado, alegria, forte, útil, longe.
Jogo
Qualidade da turma          
Material necessário
        Uma caixa de sapato embrulhada para presente,
        Um aparelho de som
        Fichas com características, antônimo, sinônimos.
Procedimento
        As fichas estarão dentro da caixa, a musica começa a tocar e a caixa a passar de mão em mão, quando parar a musica o aluno tira uma ficha e diz para o outro amigo o antônimo, sinônimo ou a característica a quem pertence, quem errar sai do jogo e fica para a próxima rodada.

Recursos utilizados. Quadro de giz, gravuras, jogos lúdicos, revistas.
Avaliação
         Esta será feita no final do bimestre depois de praticarmos todos os dias um pouco, mas, no decorrer das aula farei avaliação do desenvolvimento dos alunos e seu entendimento a matéria dada, pois são informações que podemos usar a todo tempo, farei no final de cada aula ate o dia da avaliação final redações envolvendo o assunto de substantivos e adjetivos, um completando o outro.


Um comentário: