Descobrindo os substantivos e adjetivos
Barretos
11/2011
Titulo Tudo tem um nome
Publico alvo 3º ano
Conteúdo Substantivos próprio e comum, masculino e feminino, singular e plural, aumentativo e diminutivo e coletivo.
Duração 3 dias
Objetivos Compreender a importância do emprego do substantivo, masculino e feminino, motivar o aluno a elaborar texto, utilizando-se dos valores dos substantivo, buscar maneiras novas de se relacionar com a arte e a escrita e significado das palavras. Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações .
Procedimentos
Substantivos próprios- comuns
Leia estas palavras :
Telefone menino jacaré cidade
Para dar nome as pessoas, animais, objetos e lugares, nós usamos palavras. Observe:
A palavra menino indica nome de pessoa; jacaré indica nome de animais; telefone indica nome de objetos; cidade indica nome de lugar.
Essas palavras chamam- se substantivos, é a palavra que dá nome a pessoas, animais, objetos ou lugares são chamados de substantivos comum.
Menino, jacaré, telefone, cidade são substantivos comuns. Agora observe:
Luís Valente Recife
Luís é um nome próprio de pessoa, Valente é um nome próprio de animal, e Recife um nome próprio de cidade.
Os nomes próprios de pessoas, cidades, ruas, avenidas, países, animais, escola são chamados de substantivos próprios.
Os substantivos próprios são sempre escritos com letra inicial maiúscula.
1) Leia com muita atenção e transcreva o que se pede.
livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel
a) substantivos que dão nomes a lugares:
b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:
c) substantivos que nomeiam seres humanos:
d) substantivos que designam seres imaginários:
e) substantivos que nomeiam sentimentos:
f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:
h) substantivos que designam ações:
2) Transcreva do exercício anterior:
a) dois substantivos próprios:
b) dois substantivos comuns:
3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?
Singular – plural
Os substantivos podem estar no masculino ou no feminino, Pato é um substantivo masculino antes dele usamos o, os, um, uns,
O pato – os patos
um pato – uns patos.
Pata é um substantivo feminino, antes dele usamos a, as, uma, umas :
A pata – as patas uma pata – umas patas.
Observe alguns substantivos masculinos e o seu feminino e complete onde estiver faltando:
anão Anã ator atriz autor autora
Avô barão bode
Boi cavalo cão
Carneiro cavaleiro compadre
Conde duque embaixador
Genro juiz ladrão
Leão macho padrasto
Pai rei zangão
Os substantivos podem estar no singular ou no plural o carro ou um carro no singular, os carros ou uns carros no plural.
O singular indica um só elemento; já o plural indica mais de um elemento.
Geralmente acrescenta – se um s no final das palavras para formar o plural.
Faça isso com as palavras.
Sapato – os sapatos bola – bolas
O professor a mulher
A colher o lar
A cruz o rapaz
O nariz a luz
O jornal o anel
O farol o anzol
O homem a viagem
O bombom a nuvem
O melão o pião
o gavião a lição
o pão o alemão
o capitão o escrivão
a mão a benção
o cristão o irmão
Repita as palavras a cima colocando no plural.
Normal – pequeno – grande
As pessoas, os animais e as coisas podem variar de tamanho. Veja:
Rato ratinho ratão
As variações de tamanho que os substantivos indicam dá-se o nome de grau.
Comparando as três figuras acima podemos dizer que:
O substantivo rato indica um tamanho normal, o ratinho indica o tamanho pequeno e esta no grau diminutivo, o substantivo ratão indica o tamanho grande e este esta no grau aumentativo.
Aprenda alguns aumentativos e diminutivos.
Normal aumentativo diminutivo
Nariz narigão narizinho
Pé pezão pezinho
Cão canzarrão cãozinho
Menina meninão menininha
Casa casarão casinha
Muro muralha murinho
Cadeira cadeirão cadeirinha
Copo copão copinho
Rapaz rapagão rapazinho
Boca bocão boquinha
Em grupo
Observe o desenho
Flor ramalhete
A palavra ramalhete indica muitas flores juntas, e isso é um substantivo coletivo.
É uma palavra que no singular indica um conjunto de vários elementos da mesma espécie.
Veja alguns coletivos.
Alcatéia – lobos Banda – músicos
Alfabeto – letras Bando – pássaros
Biblioteca – livros Nuvem – inseto
Boiada – bois Penca – bananas
Bosque – arvores Pilha – tijolos
Cardume – peixes Pomar – arvores frutíferas
Classe – alunos Constelação – estrelas
Rebanho – ovelhas, cabras Discoteca – discos
Resma – papeis Enxame – abelhas
Esquadra – navios Exercito – soldados
Ninhada – pintos Réstia – alhos, cebolas
Time – jogadores Tribo – índios
Reforço
1 – Copie apenas os substantivos comuns.
Maria – Pedro – bandeira – Piauí – balão – Rita – carro – Lulu – São Paulo – fivela – caneta – Rafael
2 – Escreva dois substantivos próprios para pessoas e dois para animais.
3 – Passe para o feminino e plural:
Irmão, genro, galo, cachorro, homem, empregado, escultor, ator
4 – Dê o plural:
Papel, jornal, trem, cantor, pastel, hospital, folhagem, flor, anel, dedal
5 – Dê o aumentativo e o diminutivo de , casa, pé, homem, gato, filho.
6 – Forme frases com os coletivos:
Alfabeto, biblioteca, ninhada, classe, bosque.
Jogo
Baú das Palavras
Material necessário
Fichas escritas com substantivos
No verso das fichas estará escrito qual a classificação do substantivo( próprio, comum, simples, composto, coletivo, plural, singular, aumentativo, diminutivo)
Procedimento
Os alunos confeccionarão as fichas depois iniciarão o jogo.
A classe será dividida em grupos pequenos.
Um de cada vez retira uma ficha e diz a classificação da mesma, confere no verso se sua resposta está correta.
Assim estarão estudado e reforçando o assunto de uma forma lúdica.
Recursos utilizados Será utilizado quadro negro, giz, gravuras, jogos lúdicos.
Avaliação A avaliação será feita com analises aos entendimentos , as resoluções dos exercícios propostos e o jogo do Baú das palavras.
Segundo plano de aula Adjetivo
Titulo Tudo tem uma característica
Publico alvo 3º ano
Conteúdo Características dos substantivos próprio e comum sinônimos e antônimos.
Duração 2 dias
Objetivos Levar o aluno a compreender que todo substantivo tem uma característica específica e isso de dá o nome de adjetivo podendo ser também um antônimo ou sinônimo auxiliando assim na ampliação de seus vocabulário e entendimento de suas leituras.
Procedimento
Características
Leia a frase:
Carolina é uma menina bonita, alegre, esperta e inteligente.
As palavras bonita, alegre, esperta e inteligente são adjetivos, e acompanham o substantivo nos informando como ele é.
Adjetivo é a palavra que dá características ao substantivo.
Treinando
1 – Dê uma característica para cada desenho:
2 – Passe as frases para o feminino e circule os adjetivos:
A – O menino é inteligente.
B – O papai é gordo
C – Meu irmão é alto e medroso.
D – O macaco é manso e engraçado.
E – Aquele rapaz é corajoso.
F – O cão é perigoso.
3 – Sublinhe os adjetivos:
A casa grande da fazenda é branca.
Silvinha ganhou um cavalo preto e uma vaca malhada.
A chova grossa molhou a cara pintada de palhaço.
Há homens bons e homens maus.
Quase iguais - sinônimo
Observe a frase:
Que sorvete gostoso! Ele está delicioso!
As palavras gostoso e delicioso tem o significado parecido, isto é, querem dizer quase a mesma coisa, são sinônimos, palavras com sentidos semelhantes.
Veja algumas palavras e os seus sinônimos:
Bonito = belo, lindo estudioso = aplicado
Gozado = engraçado morar = residir
Distante = longe repousar = descansar
Perfumado – cheiroso desaparecer = sumir
Contrario – antônimo
Observe a frase:
O cachorro está perto da casa e a arvore e esta longe.
A palavra perto e longe tem significados contrários.são antônimos, palavras que tem significados opostos ou contrario.
Veja algumas palavras e seus antônimos.
Rico - pobre alegria – tristeza
Largo – estreito corajoso – medroso
Verdade – mentira difícil – fácil
Atrasado – adiantado forte – fraco
Feliz – infeliz noite – dia
Honesto – desonesto bom – mau
Vender – comprar felicidade – infelicidade
Gordo – magro obediente – desobediente
Reforçando
1 – Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
A – Minha casa fica distante da praia.
B – Luciano é um menino estudioso.
C – Aquele menino é muito valente.
D – A tartaruga é lenta.
E – O palhaço é engraçado.
D – O mar está calmo.
2 – Relacione os sinônimos.
Estudioso subir
Distante corajoso
Perturbado ruído
Valente cheiroso
Barulho longe
Trepar aplicado
3 – Relacione as palavras que tem sentido contrario, antônimos.
Difícil desobediente
Noite infelicidade
Bom desonesto
Felicidade dia
Honesto mau
Obediente fácil
4 – Dê o antônimo de:
Feio, forte, atrasado, alegria, forte, útil, longe.
Jogo
Qualidade da turma
Material necessário
Uma caixa de sapato embrulhada para presente,
Um aparelho de som
Fichas com características, antônimo, sinônimos.
Procedimento
As fichas estarão dentro da caixa, a musica começa a tocar e a caixa a passar de mão em mão, quando parar a musica o aluno tira uma ficha e diz para o outro amigo o antônimo, sinônimo ou a característica a quem pertence, quem errar sai do jogo e fica para a próxima rodada.
Recursos utilizados. Quadro de giz, gravuras, jogos lúdicos, revistas.
Avaliação
Esta será feita no final do bimestre depois de praticarmos todos os dias um pouco, mas, no decorrer das aula farei avaliação do desenvolvimento dos alunos e seu entendimento a matéria dada, pois são informações que podemos usar a todo tempo, farei no final de cada aula ate o dia da avaliação final redações envolvendo o assunto de substantivos e adjetivos, um completando o outro.
o substantivo cachorrinho caracteriza o substantivo patinha???
ResponderExcluir