Renata
Cattaneo Costa
Plano
de aula
Tema
- Observando as esculturas
Atividade proposta – Observação das culturas feitas por
alguns artistas plásticos, trabalho manual e criatividade do aluno.
Turma –
4 anos manhã/tarde
Objetivo – Propor aos
alunos de um projeto a interação ao mundo de alguns artistas plásticos bem como
observar sua arte e recriar em seus trabalhos.
Desenvolver nestes alunos o senso de
observação e participação.
Desenvolvimento – em primeiro momento falarei
da historia das esculturas, que vem desde a pré historia e tinha um importante
papel na civilização. Inicialmente era de finalidade religiosa feitas em igreja
assim surgiu um dos grandes escultores Aleijadinho, com o tempo elas passaram a
criar mais formas e surgem mais escultores como Rubens, Rodin, Henry Moore,
Brecheret, e outros.
Em especial hoje veremos algumas obras
de Auguste Rodin, nascido em Paris, em 1849, ornamentista e modelador praticam influenciados
pela obra de Michelangelo na Itália. Suas obras foram rejeitadas, pois era
homem com nariz=z quebrado, aos poucos foi se aperfeiçoando, uma das obras que
mais se destacou deste artista foi O pensador, e agora os alunos irão observar.
Em segundo momento os alunos
irão observar a obra e procurar fazer o seu melhor a partir desta observação.
Avaliação – Será feita a partir da observação das
tentativas em se fazer o proposto, da integração com a aula e interação entre
alunos.
Conclusão – Posso
concluir que foi uma tarefa não muito fácil, pois os alunos quanto a observar
tem muita dificuldade, pois vivem em um mundo muito fechado, sem perspectiva,
um mundo pequeno sem horizontes, mas, alguns tentaram realmente criar, outros
nem mesmo conseguiu começar, no contexto total os alunos num modo geral
tentaram, já trabalhei outro artista em que se integraram melhor como Romero
Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário