quarta-feira, 27 de junho de 2012


Renata Cattaneo Costa
Plano de aula

Tema - Observando as esculturas
Atividade proposta – Observação das culturas feitas por alguns artistas plásticos, trabalho manual e criatividade do aluno.
Turma – 4 anos manhã/tarde
Objetivo – Propor aos alunos de um projeto a interação ao mundo de alguns artistas plásticos bem como observar sua arte e recriar em seus trabalhos.
 Desenvolver nestes alunos o senso de observação e participação.

Desenvolvimento – em primeiro momento falarei da historia das esculturas, que vem desde a pré historia e tinha um importante papel na civilização. Inicialmente era de finalidade religiosa feitas em igreja assim surgiu um dos grandes escultores Aleijadinho, com o tempo elas passaram a criar mais formas e surgem mais escultores como Rubens, Rodin, Henry Moore, Brecheret, e outros.
Em especial hoje veremos algumas obras de Auguste Rodin, nascido em Paris, em 1849, ornamentista e modelador praticam influenciados pela obra de Michelangelo na Itália. Suas obras foram rejeitadas, pois era homem com nariz=z quebrado, aos poucos foi se aperfeiçoando, uma das obras que mais se destacou deste artista foi O pensador, e agora os alunos irão observar.
Em segundo momento os alunos irão observar a obra e procurar fazer o seu melhor a partir desta observação.

Avaliação – Será feita a partir da observação das tentativas em se fazer o proposto, da integração com a aula e interação entre alunos.

Conclusão – Posso concluir que foi uma tarefa não muito fácil, pois os alunos quanto a observar tem muita dificuldade, pois vivem em um mundo muito fechado, sem perspectiva, um mundo pequeno sem horizontes, mas, alguns tentaram realmente criar, outros nem mesmo conseguiu começar, no contexto total os alunos num modo geral tentaram, já trabalhei outro artista em que se integraram melhor como Romero Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário