segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pic nic


Plano de Aula

Contos de Historia

Tema: UM FANTÁSTICO PIC-NIC NA FLORESTA
Publico alvo: alunos da 4º serie
Tempo: 2 horas

Justificativa: A historia tem um papel importante para a formação dos alunos como grandes leitores.
Diante de esta questão propor aos alunos um novo modo de se ouvir uma historia, contudo uma viagem em sensações vivida durante o mesmo, despertando nestas crianças a sensibilidade diante de fatos imaginários da história.

Objetivo: Propor que diante de sensações variadas possam sentir e imaginar o invisível, diante de uma viagem imaginaria.

Conteúdo: Conto de historia “Pic - nic na floresta”
Linguagem oral
Sensações
Imaginações      

Recursos: CD, radio, história, perfume, borrifado, água, coco, venda, choqualho, sulfit, lápis de cor, giz de cera e canetinha.

Desenvolvimento:
1º momento – propor aos alunos que coloquem a venda nos olhos,
2º momento – Com o CD no radio, convidar aos alunos para que prestem a atenção, pois o jipe que os levarão ao pic - nic já está de partida, e inicia a história,
3º momento – com o final da historia os alunos colocarão no papel tudo que viveram nesta viagem.

Conclusão: Iniciando a aula despertei nos alunos o entusiasmo para se fizer e tiver uma experiência diversificada, esperado que as crianças não se comportem bem ficando o tempo todo com os olhos vendados tive o auxilio de uma estagiaria, porem no inicio da historia demorou um pouco para que ficassem com as vendas sem que tentasse dar uma olhadinha no que iria acontecer, com o inicio do passeio à atenção aflorou e o comportamento mudou.
O trabalho foi feito com sucesso, diante da sensação da brisa e do perfume das flores as crianças ficassem encantadas, esperando que aquela sensação acontecesse novamente.
Depois da viagem concluída propondo o retorno às aulas tradicionais cada aluno relataram em uma folha suas imaginações, o que imaginaram estar vivendo.
Foi um modo divertido de se ouvir uma historia a qual as crianças se divertiram muito pedindo que fosse contada novamente.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário