segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Plano de aula Jogos na matemática
Professora Renata Cattaneo Costa
Local Projeto chiquito Costa
Alunos 4 ano período da manha
Objetivo
Os alunos do quarto anos são crianças com pouco conhecimento matemático, alguns com mais dificuldade do que outros é uma sala muito diversificada, contendo uma aluna hiperativa, uma despesa e um AEE. Com os jogos concluo que possibilito um pouco mais de interação das crianças com números e sequencia.
Conteúdo
Será trabalhada apenas a leitura dos números, sequencia numérica, localização, lateralidade bem como artes com a representação das atividades.
Disciplinas
Matemática, artesanato
Metodologia
1º dia
Com a apresentação do trabalho que será feito todos os dias pela manha, as crianças terão est3e primeiro momento do dia com a interação entre si.
Primeiro jogo “Barquinho de jornal”
Uma dinâmica em que com duas folhas de jornal as crianças divididas em grupos de quatro alunos terão que pensar, indagar e dialogar para acharem uma maneira de atravessarem o pátio da escola agora representando um rio sem que o barco se rasgue, afunde, ou caia alguém para fora. Logo farão a apresentação do trabalho no papel, em forma de desenhos.
Avaliação
Observação do trabalho em grupo entre os mesmo, sua iniciativa em criar meios que possibilite o desenvolvimento da tarefa, bem como seu convívio em grupo e a aceitação da opinião dos outros.
Conclusão
Posso dizer que os alunos levaram um tempo considerável para chegar a uma conclusão, mas não deixaram de concluir a tarefa, em sequencia falamos sobre a importância de se trabalhar em grupo.
2º dia Marcha do jornal
A proposta é um campeonato onde todos irão participar ativamente, se dividirão em grupo e com dois pedaços de jornal terão que ir colocando sempre em sua frente para que possam caminhar no espaço proposto, ao chegar do outro lado toca de participante, ganha o grupo em que todos fizerem o trajeto em menor tempo. Será apresentado no papel a atividade feita do dia 1º e segundo dia.
Avaliação
Analisar a percepção de espaço distancia e desenvolvimento.
Conclusão
Os alunos começaram a atividade colocando as folhas sempre uma logo depois da outra, mas, foram se atrapalhando quando perceberam que poderia colocar mais distante sem deixar de perceber que se for muito distante não conseguirá passar de uma folha para outra ou não conseguiam pegar a que ficou para trás, foi uma breve competição divertida em que todos foram desafiados.
3º dia Como a fila continua
Esta atividade propõe o entendimento da sequencia. Novamente em grupo os alunos vão criar uma sequencia em que o outro grupo deve adivinhar como vai seguir, e faz com seu grupo acertando este por sua vez faz a sua sequencia, e assim por diante. Logo após este trabalho as crianças criarão sequencias como forma de registro.
Avaliação
A atividade para a idade não foi uma das mais bem adequadas, porém efetuaram todo o trabalho, mas sem que somassem ao que já dominavam.
4º dia Quem está à direita?
Com crachás os alunos são colocados em roda, para dificultar a leitura dos números serão da casa da centena, a direita de um aluno faltará umas crianças e está por sua vez terá que dizer “a minha direita tem o numero” e diz um numero esse que estiver com o numero dito sai do seu local e vai para a direita do amigo, se demorar ou não prestar atenção sai do jogo ganha os três que ficarem por ultimo.
Avaliação
Será avaliada a percepção de lateralidade e a leitura numérica dos alunos.
Conclusão
A atividade teve um grau maior do que a capacidade dos alunos, pois deu uma grande ênfase na dificuldade em que os mesmo temos em fazer a leitura dos números, 155 e 115 foi os mais confundidos. Quanto à lateralidade de inicio trocavam um pouco, mas esta dificuldade foi sendo tirada.
5º dia O caminho do sino
Com um auxilio de um potinho com continhas para se proporcionar barulho, as crianças com os olhos vendados terão que adivinhar o que está dentro do pote fazendo barulho, serão vários, em sequencia e duplas um terá que confiar no outro, pois seu companheiro fará o barulho sem falar e o amigo terá que seguir, terá que adivinhar se o barulho está vindo de dentro ou fora da sala, se o amigo está em cima ou de baixo da mesa, e assim por diante. Farão o desenho do que acham que tinha dentro de cada potinho e da atividade que foi feita.
Avaliação
O desenvolvimento sensitivo dos alunos, a confiança nos amigos.
 Conclusão
Não foi uma atividade muito envolvente, pois os alunos já são grandes, mas a atividade foi feita a parte que mais envolveu foi quando faziam barulho e os amigos tinham que adivinhar onde eu estava à confiança no amigo também ficou divertida. Fazer a anotação da atividade não foi bem aceito, as crianças não conseguiam desenvolver a atividade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário