Plano de aula Jogos na matemática
Professora Renata Cattaneo Costa
Local Projeto chiquito Costa
Alunos 4 ano período da manha
Objetivo
Os alunos do quarto anos são crianças
com pouco conhecimento matemático, alguns com mais dificuldade do que outros é
uma sala muito diversificada, contendo uma aluna hiperativa, uma despesa e um
AEE. Com os jogos concluo que possibilito um pouco mais de interação das
crianças com números e sequencia.
Conteúdo
Será trabalhada apenas a leitura dos
números, sequencia numérica, localização, lateralidade bem como artes com a
representação das atividades.
Disciplinas
Matemática, artesanato
Metodologia
1º dia
Com a apresentação do trabalho que
será feito todos os dias pela manha, as crianças terão est3e primeiro momento
do dia com a interação entre si.
Primeiro jogo “Barquinho de jornal”
Uma dinâmica em que com duas folhas
de jornal as crianças divididas em grupos de quatro alunos terão que pensar,
indagar e dialogar para acharem uma maneira de atravessarem o pátio da escola
agora representando um rio sem que o barco se rasgue, afunde, ou caia alguém
para fora. Logo farão a apresentação do trabalho no papel, em forma de
desenhos.
Avaliação
Observação do trabalho em grupo entre
os mesmo, sua iniciativa em criar meios que possibilite o desenvolvimento da
tarefa, bem como seu convívio em grupo e a aceitação da opinião dos outros.
Conclusão
Posso dizer que os alunos levaram um
tempo considerável para chegar a uma conclusão, mas não deixaram de concluir a
tarefa, em sequencia falamos sobre a importância de se trabalhar em grupo.
2º dia Marcha do jornal
A proposta é um campeonato onde todos
irão participar ativamente, se dividirão em grupo e com dois pedaços de jornal
terão que ir colocando sempre em sua frente para que possam caminhar no espaço
proposto, ao chegar do outro lado toca de participante, ganha o grupo em que
todos fizerem o trajeto em menor tempo. Será apresentado no papel a atividade
feita do dia 1º e segundo dia.
Avaliação
Analisar a percepção de espaço
distancia e desenvolvimento.
Conclusão
Os alunos começaram a atividade
colocando as folhas sempre uma logo depois da outra, mas, foram se atrapalhando
quando perceberam que poderia colocar mais distante sem deixar de perceber que
se for muito distante não conseguirá passar de uma folha para outra ou não
conseguiam pegar a que ficou para trás, foi uma breve competição divertida em
que todos foram desafiados.
3º dia Como a fila continua
Esta atividade propõe o entendimento
da sequencia. Novamente em grupo os alunos vão criar uma sequencia em que o
outro grupo deve adivinhar como vai seguir, e faz com seu grupo acertando este
por sua vez faz a sua sequencia, e assim por diante. Logo após este trabalho as
crianças criarão sequencias como forma de registro.
Avaliação
A atividade para a idade não foi uma
das mais bem adequadas, porém efetuaram todo o trabalho, mas sem que somassem
ao que já dominavam.
4º dia Quem está à direita?
Com crachás os alunos são colocados
em roda, para dificultar a leitura dos números serão da casa da centena, a
direita de um aluno faltará umas crianças e está por sua vez terá que dizer “a
minha direita tem o numero” e diz um numero esse que estiver com o numero dito
sai do seu local e vai para a direita do amigo, se demorar ou não prestar
atenção sai do jogo ganha os três que ficarem por ultimo.
Avaliação
Será avaliada a percepção de
lateralidade e a leitura numérica dos alunos.
Conclusão
A atividade teve um grau maior do que
a capacidade dos alunos, pois deu uma grande ênfase na dificuldade em que os
mesmo temos em fazer a leitura dos números, 155 e 115 foi os mais confundidos.
Quanto à lateralidade de inicio trocavam um pouco, mas esta dificuldade foi
sendo tirada.
5º dia O caminho do sino
Com um auxilio de um potinho com
continhas para se proporcionar barulho, as crianças com os olhos vendados terão
que adivinhar o que está dentro do pote fazendo barulho, serão vários, em
sequencia e duplas um terá que confiar no outro, pois seu companheiro fará o
barulho sem falar e o amigo terá que seguir, terá que adivinhar se o barulho
está vindo de dentro ou fora da sala, se o amigo está em cima ou de baixo da
mesa, e assim por diante. Farão o desenho do que acham que tinha dentro de cada
potinho e da atividade que foi feita.
Avaliação
O desenvolvimento sensitivo dos alunos,
a confiança nos amigos.
Conclusão
Não foi uma atividade muito
envolvente, pois os alunos já são grandes, mas a atividade foi feita a parte
que mais envolveu foi quando faziam barulho e os amigos tinham que adivinhar
onde eu estava à confiança no amigo também ficou divertida. Fazer a anotação da
atividade não foi bem aceito, as crianças não conseguiam desenvolver a
atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário